6 de outubro de 2013

Bagagem para toda a vida

Relato do Estudante de Engenharia Química Daniel de Castro Assunção que fez seu intercambio para a Argentina.

                                           “Recomendo a experiência para todos os alunos”

A participação em programas de intercâmbio internacional vem sendo encarada por boa parte dos estudantes e das universidades de graduação de referência no país, como uma espécie de atividade curricular. Cumprir estágio em uma boa universidade do exterior, de acordo com eles, é essencial, pois tanto contribui para uma melhor formação profissional, quanto proporciona ganhos pessoais únicos. “A experiência internacional fornece uma bagagem cultural que pode ser utilizada em inúmeras ocasiões: desde entrevistas de emprego até uma interessante e oportuna conversa. É imprevisível quando será feito uso da bagagem adquirida, mas é seguro que ocorrerá”, considera Daniel de Castro Assunção, aluno do curso de Engenharia Química da Unicamp, que passou quatro meses na Universidade Nacional de Río Cuarto, na província de Córdoba, Argentina. 
Daniel conta que começou a sua peregrinação pelo exterior, por assim dizer, ainda na barriga da mãe. Seus pais, ambos brasileiros, moraram na França e Estados Unidos, este último seu país natal. Com dois anos, veio morar no Brasil. “Apesar de não ter lembranças dessa primeira época fora, minha família sempre incentivou a vida em outros países, em uma cultura totalmente distinta da nossa”, diz. O futuro engenheiro químico saiu pela primeira vez do país em 2010, com destino à Nova Zelândia. “Foi uma viagem excelente. No entanto, concluí que precisava de um período maior do que 40 dias fora do Brasil”, relata.
Foi então que Daniel decidiu participar do programa “Marca”, que promove o intercâmbio de estudantes entre Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de submeter à seleção, ele foi aprovado e partiu para cumprir estudos na instituição argentina. “Recomendo a experiência para todos os alunos que tenham interesse em sair do país e que não tentem impor a nossa cultura lá fora. Sair do Brasil seguramente é uma boa experiência, pois amplia os contatos, possibilita o domínio de outro idioma, expande a percepção da cultura e da sociedade local, além de trazer ganho de perspectiva de sua carreira globalmente tanto nas áreas acadêmicas como nas áreas industriais”.

0 comentários:

Postar um comentário