10 de outubro de 2013

Avião elétrico bate recorde de autonomia

Avião elétrico bate recorde de autonomia
Cerca de um terço do peso do e-Genius consiste em bancos de baterias recarregáveis capazes de fornecer 56 kWh.

Os aviões elétricos já haviam dado provas de sua eficiência.
Agora, pelo menos um deles deu provas de que voar alimentado apenas por baterias é um conceito que pode ir longe.
O avião elétrico e-Genius, projetado e construído por engenheiros da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, bateu o recorde mundial da categoria em termos de distância percorrida sem reabastecimento – isto é, sem precisar recarregar as baterias.
Foram duas marcas sucessivas: primeiro o e-Genius percorreu uma distância de 393 km, marcando um novo recorde de autonomia para aviões elétricos.
Não satisfeita, a equipe partiu para outro voo uma semana depois, estabelecendo uma nova marca de 405 km.
Eficiência energética
E não foi apenas o recorde de autonomia que o e-Genius bateu: ele superou de longe os aviões com motores a combustão ou turbinas em termos de eficiência energética.
Em comparação com aviões comuns de dois lugares, voando à mesma velocidade, o e-Genius completa os percursos gastando apenas um quinto da energia.
O recorde de distância foi batido a uma velocidade de 160 km/h. Fazendo a conversão entre fontes de energia, o avião elétrico apresenta um consumo equivalente a 100 km/litro de gasolina de um avião comum.
Com 16,85 metros de envergadura de asas e pesando aproximadamente 900 kg em condições de decolagem – incluindo os dois passageiros – o e-Genius alcança uma potência máxima de 65 kW.
Cerca de um terço do seu peso – 300 kg – consiste em bancos de baterias recarregáveis capazes de fornecer 56 kWh.

0 comentários:

Postar um comentário