Ter um grupo de colegas com quem você pode trocar ideias é essencial para profissionais de sucesso. Veja por que você deve ter amigos na sua área de atuação.
Algumas pessoas acreditam que a melhor forma de atingir o sucesso é por meio de muito trabalho duro, foco e determinação. Com certeza, essas três capacidades são cruciais quando se deseja alcançar metas. Porém, existe um outro fator essencial para o sucesso e que poucas pessoas conhecem: a colaboração.
O mercado de trabalho, atualmente, funciona de forma muito competitiva – você e seu trabalho precisam se destacar para que seja possível ascender profissionalmente. Esse tipo de “cultura” faz com que amizades verdadeiras no ambiente de trabalho sejam raras e os colegas se vejam com desconfiança. E acredite: a falta de contato pessoal é prejudicial para qualquer profissional.
Ter um grupo de amigos que trabalhem na mesma área que você, não necessariamente na mesma empresa, é uma maneira eficaz de desenvolver as suas habilidades profissionais e aumentar o seu conhecimento. A partir do momento que você conhece pessoas que podem colaborar e criticar de forma construtiva o seu trabalho, você passa a ter um feedback muito mais verdadeiro para o seu desempenho. Além disso, ao analisar o trabalho dos seus amigos, você entra em contato com novas ideias e formas de pensar, e isso pode influenciar positivamente na sua criatividade.
Quando você compartilha o seu trabalho com colegas de confiança, você se sente mais confortável para assumir as falhas e corrigi-las, além de ter certeza de que eles não desejam prejudicar o seu lado profissional. Por isso, aproxime-se de profissionais que você admira e tente criar um grupo que os integrantes tenham confiança entre si e sejam honestos. Aos poucos, o seu trabalho será cada vez mais aprimorado e você também poderá ajudar outras pessoas.
Fonte: CREAjr-PR
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