12 de março de 2015

Curso de HP (Operação de calculadoras gráficas HP 48gII, 49g, 49g+ e 50g)

A utilização de calculadoras gráficas é necessária nas disciplinas dos cursos de Engenharia e há grande interesse por parte dos alunos de graduação no aprendizado e domínio das técnicas de operação destes tipos de calculadoras, sendo um dos únicos cursos ministrado com este propósito no Brasil.

A iniciativa da realização dessa atividade surgiu a partir da dificuldade da utilização da calculadora e da crescente necessidade da utilização desta nos cursos de engenharia.
O curso é de extrema importância para a comunidade acadêmica porque facilita e colabora imensamente para o aprendizado do aluno e também é um auxílio para o trabalho do professor, pois a utilização da calculadora permite a resolução de problemas muito mais complexos.

Há também a realização do curso ministrado pelo grupo em outras universidades, como uma forma de levar o conhecimento e o material produzido a outra comunidade acadêmica, além de trazer maiores experiências aos ministrantes.

O curso tem carga horária de 20 horas/aula abrangendo todos os tópicos considerados relevantes para a utilização da calculadora na solução de problemas de engenharia. Cada aula é coordenada por um ministrante petiano e mais dois ou três petianos atuando como monitores.

Os tópicos abordados são: Noções Básicas; Aplicativo Time e Aplicativo Equation Writer; Plotagem de gráficos; Expressões Aritméticas e Aplicativo Solve; Vetores e Matrizes; Estatística; Unidades e Cálculo de Limites, Derivadas, Integrais e Séries e Modalidades de Boot.

0 comentários:

Postar um comentário