5 de agosto de 2013

Dicas para universitários garantirem um bom desempenho durante o semestre

O segundo semestre está começando e com isso muitos estudantes universitários já estão se perguntando como podem conciliar os estudos com todas as outras áreas da vida. Manter um bom desempenho é fundamental para o sucesso acadêmico e deixar que outras atividades interfiram não é uma boa ideia. Contudo, é possível organizar-se de modo que você possa concluir todas as tarefas e manter boas notas na universidade. Confira dicas úteis para fazer isso.
1. Crie um sistema de gerenciamento de tempo
Mesmo que você não perceba, gerenciar seu tempo é o maior desafio que você enfrentará durante o semestre. Por isso, é fundamental que logo no início desse novo período você encontre um bom sistema que funcione para você. Considere todas as atividades que você deve realizar durante o dia e organize-as de maneira que você conclua todas as tarefas.
2. Mantenha seus materiais organizados
Se você mantém seus livros e cadernos em ordem, será muito mais fácil utilizá-los nos estudos. Mantenha todos os seus materiais e tente organizá-los de acordo com o seu uso. Por exemplo, deixe aqueles que você usa com mais frequência em uma posição mais acessível. Outra dica é organizá-los de acordo com os dias da semana. Dessa maneira, você nunca esquecerá nenhum material necessário para as aulas daquele dia.
3. Tenha atividades extra-curriculares
Estar envolvido com atividades realizadas fora do campus vai ajudá-lo a colocar em prática os ensinamentos que recebe durante as aulas. Apenas esteja atento a quantidade de atividades. Lembre-se de que você precisa de tempo para você.
4. Organize suas finanças
Não adianta ser um aluno excelente e manter as finanças desorganizadas. Você precisa encarar: dinheiro é fundamental para concluir o semestre. Você precisará comprar novos livros e materiais, imprimir trabalhos, etc. Crie uma planilha de gastos e recebimentos para ter controle sobre as suas finanças.
5. Planeje-se
É fundamental planejar se você quer um bom desempenho na universidade. E isso vai além dos seus estudos. Considere todas as áreas da sua vida: universidade, lazer, família, trabalho. Pense em quanto tempo você precisará dedicar para cada um desses setores e em como você pode organizá-los de maneira que nenhum fique de lado.
6. Livre-se do estresse
A pressão da universidade pode comprometer de maneira direta o seu desempenho, por isso é essencial ter um tempo para se livrar do estresse. Pratique atividades que você considera prazerosas, como um esporte ou mesmo a leitura de um bom livro.


0 comentários:

Postar um comentário