A cidade mais limpa do mundo
A cidade de Boras, região oeste da Suécia, ostenta o título de cidade mais limpa do mundo. Alguns feitos são realizados para que ela tenha esse conceito.
Ao todo, aproximadamente 99% do seu "lixo" é reaproveitado. Tal reaproveitamento se da de três formas: Incineração e conversão para energia elétrica (42%), tratamento biológico e conversação em biocombustível (30%) e reciclagem (27%). O restante do lixo (1%) é enterrado.
Para se ter ideia do quão eficaz e lucrativo é o reaproveitamento do lixo, a cidade de Boras chega a importar lixo norueguês para produzir energia limpa.
Para que esse sistema funcione, a população tem papel fundamental. É ela quem separa e entrega o lixo nos pontos indicados. Os lixo orgânicos são armazenados de forma separada dos demais, sendo destinados à fábricas de biogás, enquanto o restante é levado para a incineração.
O projeto foi realizado pela Universidade de Boras e se inciou por volta de 1988, contando com 300 famílias. Atualmente a universidade presta apoio a projetos desse tipo, que visam o reaproveitamento de lixo.
Fonte: Green Savers
0 comentários:
Postar um comentário