9 de março de 2013

Lixo Eletrônico



Como já se sabe, cada dia mais o mundo gera lixo eletrônico. Os aparelhos eletrônicos têm evoluído rapidamente, o que faz com que as pessoas descartem aparelhos antigos para adquirir produtos mais novos e mais modernos. Só no Brasil, a média de geração de lixo eletrônico é de meio quilo por habitante a cada ano.

Entretanto, é necessário um descarte adequado destes produtos. Isso se deve ao fato de este tipo de equipamento liberar materiais pesados, sendo os principais o chumbo, o mercúrio e o cádmio. São resíduos prejudiciais não só para a natureza, mas também para a saúde humana (aparelho respiratório e aspecto neurológico). 

No nosso país, existem maneiras de descartar de modo correto o lixo eletrônico. Além de campanhas de arrecadação, algumas empresas fazem o recolhimento desses produtos. As operadoras de celular Claro, Tim, Vivo e Oi usam suas lojas como pontos de coleta. A USP (Universidade de São Paulo) possui um ponto de coleta,  o maior ponto público de coleta de lixo eletrônico da América Latina. Algumas empresas de produtos eletrônicos como Itautec, Samsung, Lenovo, entre outras, que também possuem pontos de coleta.

Além disso, existem ONGs especializadas no assunto e até mesmo empresas que recolhem o lixo usado mediante o pagamento de uma taxa.

Não descarte seu lixo eletrônico inadequadamente. Procure sempre o ponto de coleta mais próximo. Isso só trará benefícios.

Fontes: UOL Tecnologia e G1

0 comentários:

Postar um comentário